12/05/2018

Thunbergia Mysorensis - Sapatinho-de-judia




É uma trepadeira da família das Acanthaceae originária da Índia. O seu formato parecendo um cachimbo ou sapatinho deu a origem ao seu nome popular, Sapatinho-de-judia.

A Thunbergia Mysorensis tem um crescimento bastante vigoroso, podendo atingir 6 meros de altura. É conhecida pelos nomes populares de Sapatinho-de-judia, sapatinho-de-judeu, chinela-de-judia, Indian Clock Vine.




As suas folhas são muito ornamentais, tendo a forma de lança com nervuras e a sua coloração é verde escuro, o que contrasta com as tonalidades das suas flores.




As inflorescências nascem na ponta de compridos cordões pendentes, são longas, formando um “cacho” de flores de coloração amarela com marrom avermelhado. Existem também espécies com flores totalmente amarelas.




O Sapatinho-de-judia produz uma grande quantidade de inflorescências, que para além de serem muito decorativas também são muito atrativas para os beija-flores.




O solo ideal deve ser fértil e rico em matéria orgânica, podendo ser também cultivada em vasos grandes.




Para melhor florescer deve ser cultivada em pleno sol em regiões de climas mais frios, e a meia sombra em regiões mais quentes. Tipicamente tropical, não tolera geadas, frio e ventos fortes.




Deve ser regada de forma regular, sem encharcar o solo.

Multiplica-se por estaquia, que deverá ser feita após a floração.




Esta trepadeira tem um efeito paisagístico lindo em pérgolas, pórticos e caramanchões.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.allvaso.com.br/; http://davesgarden.com/; http://www.thegracefulgardener.com/; outros




"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo